30/05/2010

Prog, Indie e Fusion: primos? (parte IV)


Alguns de vocês podem não gostar, o que é até normal e saudável, mas não há como negar que o Sonic Youth foi um dos grandes nomes mais influentes da música nos anos 90. Basta observar - ou melhor, ouvir - o que outros grandes nomes, tais como Radiohead, Nirvana, The Smashing Pumpkins e Pearl Jam produziram ou produzem até hoje e fica fácil confirmar minha afirmativa primeira. Isso tudo se deve, em muito, ao experimentalismo exacerbado que aproxima a banda de outros estilos como já venho exibindo. É meio difícil rotular essa turma, especialmente quando vemos as orquestrações baseadas em feedbacks, usando um imã na guitarra, ou então quando vemos as diversas afinações estranhas de suas músicas. Não é à toa que é possível encontrar o Sonic Youth em diversos tipos de festivais. Basta, para nós brasileiros lembrarmos do Free Jazz Festival. Resumindo, temos aqui outro exemplo de como o experimentalismo une esses três segmentos musicais a que me refiro nesta série.
Para esquentar, vai um vídeo da época atual, ainda muito boa de Kim Gordon e cia. Apreciem, deixem comentários sobre o assunto. Prog, indie e fusion realmente têm a ver? Aguardo suas respostas.




8 pitacos:

Não havia escutado o Sonic YOuth ainda. Gostei do som..
Parabéns e sucesso para o blog!
http://analisefc.blogspot.com/

Não conhecia essa banda, não. Não escuto muito esse estilo musica fora do senário Cristão. Mas a banda é boa.
Parabéns pelo Blog.
Musica Indie eu curto Aaron Sprinkle, achpo que vc vai gostar.

Eu curto muito Sonic Youth, mas nem todas as bandas nessa linha de produção fazem sucesso. A cena underground internacional é repleta de bandas assim.

Fotografia, Ensaios e novidades. Um photoblog completo.
http://www.patoemfoco.org/ - Confira!

Olha você tocou em um ponto até um pouco controverso, muita gente diria que você e´até meio doido em dizer que o sonic influenciou até nirvana, mais na verdade, pois mais que se crie segmentos na musica alternativa, todas elas vão bebendo em fontes diversar assim prog, indie, fusion e tantos outros estilos vão se unindo

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Pois é, é claro que ambos os estilo são distantes, mas o objetivo nessa série é mostrar que nesse ponto eles parecem não se diferir muito não! ^^

Nunca parei pra escutar direito Sonic Youth...
Só tinha visto esse clipe, que aliás é muito legal!!
Um dia vou tirar um tempo pra conhecer mais a banda.

Esse clipe é muito recente, Marina. Procure os clássicos, em especial tudo entre o fim dos anos 80 e começo dos 90.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More