06/05/2010

Acho que ouvi um ganido: por que é tão difícil achar uma letra boa? (parte IV)


Matutando com meus pensamentos mirabolantes, continuava eu a procurar boas explicações para a enxurrada de letras ruins que encontramos nas músicas. Falei sobre a falta de sabedoria daqueles que as escrevem, mas não falei de outro fator importantíssimo: a cara-de-pau.
Bem, e a que se deve a Akiyama Mio (foto) neste post? Explico: ela é personagem do meigo - e bom - anime K-on!, em que um grupo de mocinhas se juntam para montar uma banda no clube de música da escola. Mio é a baixista, e em certo episódio, se torna encarregada de montar as letras para as composições da banda. Evidentemente, nem ela mesma espera grande coisa de suas letras, creio que por ser incipiente no assunto. Porém, sua professora, Yamanako Sawako, que deveria dar o exemplo e apontar suas falhas, fez algo inacreditável: teve a cara-de-pau de tecer inúmeros elogios à "belíssima" letra, no intento de tirar proveito da situação para si mesma. Saindo do mundo do anime a trazendo a situação para nosso contexto, me pergunto se isso não é exatamente o que fazem os produtores musicais, bem como os músicos menos compromissados com a fina arte. A que resposta chegamos então? Pense bem quantos artistas têm consciência da má qualidade de suas letras e se vêem posando de mestres da música para ganhar prestígio, dinheiro, mulheres, etc. Muitas vezes a desculpa é aquela de sempre, que se ouvia na jovem-guarda e se ouve até hoje: "tocamos o que o povo quer ouvir". Será que o povo quer mesmo ou fora condicionado a isso? Sim, meus amigos, isso justifica a cara-de-pau destes artistas, importante é manter as aparências, uma vez que aquele inteligente que sabe tudo de marketing, também sabe que só aparência salva, essência em nosso mundo não tem vez.

8 pitacos:

Plágios de ruindades, cópias piores das originais e outras mazelas musicais são o que mais se vê atualmente.

eu tenhu essa imagem...


rrss

muito show

voltei pra dizer q o banner principal ta mega show

o que eles querem e vender...se vende e bom...o resto e resto....

Meu caro, talvez eu tenha uma resposta pra sua pergunta: Existem letras ruins por que existem pessoas q as escutam. Infelizmente, boa parte do povo brasileiro tem, ao meu ver, um péssimo gosto musical.
Vlw

Sim, sabemos que existe quem as escutam; mas por que eles fazem isso? Pense a respeito.
Obg pela visita!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More