24/05/2010

Anos 00: o que houve? (parte VII)


Continuando a mostrar o que realmente houve de significativo na década de 2000, para mostrar diferentes vertentes musicais, não podia esquecer de falar do heavy metal. É verdade que o segmento, com a difusão do new metal na segunda metade dos anos 90, acabou pedendo muito de sua qualidade, sendo vítima até de certa aversão por parte dos headbangers que vieram de tempos mais distantes. Não nos convém aqui discutir o motivo exato dessa baixa, ela serve apenas para observamos que quando tudo parecia seguir mesmo esse rumo de um rock mais para as massas, eis que algumas bandas chamam a responsabilidade, meio que sem querer, e acabam mostrando como se faz boa música. Uma dessas bandas - falarei de outras em breve - é o Tool. Até hoje a banda se faz em cima de um experimentalismo excessivo, que mistura inúmeros elementos para criar uma música deveras envolvente, mas que por outro lado não é fácil de ser absorvida. A banda nasceu lá atrás, ainda nos anos 90, onde apenas ficou conhecida para aqueles escavadores de pérolas preciosas no mundo da música. A mistura, de rock, teorias de Jung, Thelema, sexo (claro), bem como a complexidade de seus clipes e outras coisinhas mais colocaram a banda numa situação de prestígio. Apesar disso, a consagração só veio em 2001, quando se pensava que nada de bom se produziria no heavy metal do Séc. XXI, com o excelente Lateralus. Não, meus caros, a consagração não se fez tornando a música mais acessível; pelo contrário. A música se tornou ainda mais complexa e o álbum conceitual teve o mérito de por o ouvinte numa espécie de transe. Infindáveis mensagens subliminares escondidas nas músicas e nas estranhíssimas vinhetas aguçaram ainda mais a curiosidade dos ouvintes. O álbum se tornou sucesso de crítica e público e seu excêntrico vocalista, Maynard James Keenan, se tornou uma das grandes vozes do metal. Recomendo essa obra de arte a todos aqueles que acreditam no poder que a música tem de transcender a simples experiência da audição, e também auqeles que estão cansado das fórmulas impostas pela mídia aos artistas contemporâneos. Apreciem, vocês estão diante de uma daquelas obras que não se tem como negar a qualidade. No mais, deixo um clipe para mostrar a beleza e complexidade da banda. Espero que gostem.





10 pitacos:

nossa
MUITO DIFERENTE
GOSTEI!
PARECE FILME DE FICÇÃO

Ótima pedida!
Gosto muito de conhecer algo novo, diferente e que fuja do óbvio, habitual.

Recomendo, também!

abs,
seuanonimo.blogspot.com

Realmente houve um significado musical nos anos 2000, acontece é que como sempre as pessoas tem medo de experimentar coisas novas se prendendo sempre ao que é popular.

Muito interessante esse Tool.


Otimo blog,passarei a acessar mais.

Não é muito meu estilo de música.
Mas muito bom o texto.

fugiu do convecional, adorei o texto também!

Bem diferente do convencional!
Gostei!

ousaria dizer que é algo meio pink floyd com marilyn manson, achei a sonoridade gostosa o clipe surpreendente

Olha, Talles, Manson acho q não tm muito a ver, mas Pink Floyd está nas influências da banda sim.

anos 00 se desviaram do rumo que a música tomava mais do que os anos 90, e agora a tendência é que os anos 10 sejam um desastre só.

http://anpulheta.blogspot.com

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More