28/05/2010

Acho que ouvi um ganido: por que é tão difícil achar uma letra boa? (parte V)


Bjork Punk?

Nos capítulos anteriores de nossa análise de letras e letrsitas, tomo aqui um exemplo de coisa boa, isso porque acredito não ter que mostrar o que é ruim; vocês, leitores inteligentes que são, já sabem. Figurinha carimbada na música nas duas últimas décadas, Björk é comumente vista como uma artista muito à frente de nosso tempo, seja pelo quão exóticas nos parecem suas raízes islandesas, seja pelo seu experimentalismo desenfreado, livre dos vícios da moda pop que vemos por aí. A letra que apresento e a que teço um breve comentário, é Declare independence, do álbum Volta (2007)

Declarem Independência

Declarem independência
Não deixe que eles façam isso com vocês
Declarem independência
Não deixe que eles façam isso com vocês
- Justiça -
Declarem independência
Não deixe que eles façam isso com vocês
Declarem independência
Não deixe que eles façam isso com vocês
- Justiça -
Façam sua própria moeda
Façam seus próprios selos
Protejam sua língua
- Justiça -
Declarem independência
Não deixe que eles façam isso com vocês
Declarem independência
Não deixe que eles façam isso com vocês
Façam sua própria bandeira
Façam sua própria bandeira
Façam sua própria bandeira
Façam sua própria bandeira
Levantem sua bandeira
Levantem sua bandeira
Levantem sua bandeira
Levantem sua bandeira
Levantem sua bandeira
Levantem sua bandeira
Declarem independência
Não deixe que eles façam isso com vocês
Declarem independência
Não deixe que eles façam isso com vocês
Malditos colonizadores
Ignoram seu patriotismo
Tirem suas vendas
Abram seus olhos
Declarem independência
Não deixe que eles façam isso com vocês
Declarem independência
Não deixe que eles façam isso com vocês
Com uma bandeira e um trompete
Vão para o topo
De sua montanha mais alta
E hasteiem sua bandeira (mais alto, mais alto)
Levantem sua bandeira (mais alto, mais alto)
Levantem sua bandeira (mais alto, mais alto)
Levantem sua bandeira (mais alto, mais alto)
Levantem sua bandeira (mais alto, mais alto)
Levantem sua bandeira (mais alto, mais alto)
Declarem independência
Não deixe que eles façam isso com vocês
Declarem independência
Não deixe que eles façam isso com vocês
Levantem a bandeira

A fonte da tradução e letra original você encontra aqui.


Vejam só como uma artista que tende em toda sua obra a misturar acústico e eletrônico consegue compor algo de bom gosto e com mensagem de dar inveja a muitas bandas pseudo-punks de nossa atualidade. Ouvindo a música também sentimos essa crueza típica da urgência das bandas que gostam de ser diretas para espalhar suas mensagens. Isso fica claro também na própria letra. É fácil ver a mensagem de busca pela independência, essência da filosofia do it yourself dessas últimas décadas. Os gritos de "mais alto" na canção enfatizam tudo, como se chamando o ouvinte para participar de uma revolução e erguer-se, impor-se, hastear sua própria bandeira, fundar sua nação. É uma letra direta, mas de força semântica incrível, que abre também espaço para novas interpretações, como se espera de uma grande obra. Para não estender muito, já mostrei um detalhezinho ou outro; deixo agora espaço para os comentários. Deixo também o clipe com a canção, para aqueles que não conhecem ou não se lembram.





7 pitacos:

não tinha ouvido ainda, gostei vou procurar conhecer mais

bjork é sem dúvida uma das melhores artistas que eu já vi. quando existem esses artistas que fogem à popularização da música e da cultura, eu sempre me identifico, e a bjork foi uma das que se expandiu demais nesse sentido.

http://anpulheta.blogspot.com

Concordo com vc. E veja só como ela consegue fazer uma boa letra sem nem parecer q teve esforço!

penso q devia existir mais bandas assim q retrate em suas musicas questões socias

Muito bom o blog !!!
Bonito e organizado, parabéns ;D

eu fiquei maravilhado com o clipe, caracolis, é essa expleção, ou seria putzGrila, ela tem uma criatividade alternativa maravilhosa e a letra, a letra me lembrou Chagal

Sou é meu o pais que carrego na minha alma
só é meu o mundo que tenho dentro de mim

seria mais que um prazer meu caro.

grande abraços

ao seu dispor

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More