04/06/2010

O casamento entre blogs e literatura (parte I)


Este é o post de introdução para uma nova discussão. Vejo por minhas andanças na blogosfera que o número de pessoas que investe em usar a internet, no caso em especial os blogs, para produzir literatura só aumenta. Não raro encontramos blogs que têm sua proposta centrada apenas em divulgar esta literatura. O que discutiremos a partir deste post é como se dá essa relação entre blogs e literatura. Para já convidar o leitor à reflexão, pensem na liberdade de criação que temos a partir deste meio. Enfim, a democratização da literatura chegou! Olhem só que maravilha. Porém, nem tudo são flores, e o porquê é simplíssimo: não há quase nenhum critério de seleção do que aparece em nossa tela. Sendo assim, fica mais fácil encontrar má ou pseudo-literatura na internet do que aquilo que verdadeiramente buscávamos.
Você tem um blog desta linha? Conhece algum que visita sempre? Debatamos então.

29 pitacos:

Muito interessante o questionamento que você está fazendo. Não costumo visitar muitos blogs com essa vertente justamente porque a maioria deles não é de grande qualidade. A internet democratizou a possibilidade de todo mundo "se publicar", mas também trouxe muito lixo pras nossas telas. Outro problema muito sério que vejo nesse meio são os direitos autorais. Por mais que a gente use mecanismos para nos defender do plágio, ele pode acontecer. Acho assim que esse é um tema super importante de ser discutido! Vou te seguir, quero acompanhar a discussão!
Faça-me uma visita: http://lugaresromnticosquejfui.blogspot.com/
Abraços,
Nicole.

achei interessante
qro ve a continuação
^^

Meu Blog deve ser de literatura, então, mas como não gosto de rótulos... bem, pelo menos, lá só tem coisas que eu escrevo!... valeu, vou te seguir!

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Concordo contigo, mas é um pouco definir o que é exatamente literatura. Não gosto do conceito pós-moderno de que tudo é arte, mas é muito difícil definir o que é ou não é literatura em alguns casos.

Alguns blogs vc sente que são nitidamente de literatura. Outros não. A maioria fica exatamente no meio termo. O seu, por exemplo, tem excelentes textos, mas são reflexivos e opinativos. Para algumas pessoas, isso não é literatura. É interessante, um debate, mas literatura não.

Eu particularmente gostei do seu blog. Li seus textos e até recomendo um livro que acho que você vai gostar: A Elegância do Ouriço. Procura sobre ele, mas não muito. Descobrir um livro sabendo pouco dele é mto melhor e garanto que esse é muito bom.

Se puder, dá uma espiadinha e comenta no meu blog, o http://pensamentoscrime.blogspot.com . Parabéns pelos textos

O post acima, do Rogerio, foi apagado apenas por ser propaganda.

Qto a vc, Jorge, a que textos vc se refere ao dizer q não são literatura? Por favor, seja mais específico, assim fica difpícil dar qqr resposta e, pior ainda, vou pensar q vc apenas entrou aqui como um troll. :(

E pelo q vi, realmente há qm se confunda com os conceitos de literatura. Próximo post deixarei algumas referências a respeito, embora saiba q não é minha obrigação.

Discussão interessante e importante. É, cada dia mais, comum encontrarmos a literatura sendo difundida na Rede Mundial de Computadores, o que nos resta saber até onde isso é SOMENTE literatura. Muitas das vezes parece um reflexo literario da vida do autor.

www.diiegopauliino.blogspot.com

Não foi troll não, Wander. Eu gostei do seu blog, olha a insegurança! O que eu quis dizer é que ALGUMAS PESSOAS vêem textos de opinião como seu não fossem literatura. Quer um exemplo no meu blog?

Esse não é literatura, é só a avaliação de um documentário. http://pensamentoscrime.blogspot.com/2010/04/zeigeist-um-delirio.html

Agora esse é mais para o lado literário, conta a minha história no dia em que fui comprar o primeiro presente de aniversário da minha nova namorada.
http://pensamentoscrime.blogspot.com/2010/06/cangaco-de-shopping.html#comments

Esse seu post de agora sobre literatura não é literatura. No máximo, seria meta-literatura. Mesmo assim, acho que é mais uma reflexão. Agora os textos do livro seriado cujos capítulos q vc está escrevendo e postando no blog, esses definitvamente são literatura.

Seu blog não é ruim, rapaz, é bom sim. Fica tranquilo que eu não sou troll não, só analisei com mais cuidado que outros.

=)

Ah, vc pode apagar aquela sua pergunta/comentário nos comments da minha última postagem? Eu sei q pode parecer ridículo, mas eu não sei apagar, hauuhauha. E deixa um comment dizendo o q acha do texto, se tiver gostado. Se não tiver gostado pode deixar também.

;)

Abraço. E gostei do Blog. MESMO

Diego, se vc disse q parece reflexo literário, então vc msm acha q é literatura. ^^



Jorge, pod deixar q visitarei sim seu blog de novo. Mas esse texto q estamos comentando realmente não é, desde que eu entenda literatura como arte, ficção voltada prioritariamente para o tratamento estético. Agora se considerarmos literatura sinonimo de Bibliografia, uma coleção de relatos de certo tema, então esse texto vira literatura (isso dá um bom debate também, pensarei nessa série mais tarde)

Exato, aí é que está. Isso é uma reflexão e vc mesmo disse que não considera literatura, certo? Mas um livro do Nietzsche, então, que é meu filósofo favorito, é SÓ de reflexões. Mesmo assim, ele ainda é literatura, não é?

A dicussão é boa sim. Resumindo mto e explicando bem rápido, acho que o reflexo vira literatura quando ele é bem aprofundado. Mas isso tudo depende tanto tb. Como vc disse, isso dá um bom debate.

Acho q a confusão aqui não é bem para a literatura em si, mas para a arte; arte não é reflexão é a expressão que se dá através do tratamento estético.
No caso, se pensarmos na literatura como arte, esse livro do Nietzsche não é literatura, mesmo sendo de reflexões.
É chatinho msm esse assunto. Realmente está rendendo.

Sem dúvida é um ótimo post para discutirmos o que é literatura.
A definição que mais gosto ela pode ser definida como a arte de criar e recriar textos.
Independente se é ou não contemporâneo é possível encontrar blog com excelentes conteúdos para leitura, com gêneros diversos. Da mesma forma que encontramos blogs de péssima qualidade.
Acredito que cada a cade um de nós filtrar o que é bom e ruim.
Parabéns pelo post.
Abraços.
Fabiano

http://blog-do-faibis.blogspot.com/

Que bom que a cada dia produzir litaratura so cresce. Uma exelente fim de semana.Ja sou seu seguidor Vip!

Felizmente há os de muita qualidade e que continuam a abrilhantar esta blogsfera!
O problema, como você mesmo disse, é encontrar muita produção medíocre e desvalorizar o gosto pela literatura e pela qualidade da produção - similar ao que acontece entre música de um alto padrão e os modismos desenfreados!

Interessante o questionamento, mas quero ver a continuação...

Concordo com você sobre os tipos de textos que aparecem na nossa frente na internet. Também concordo quando você diz que os blogs são um bom lugar para se produzir literatura, concordo tanto que uso o meu pra isso.
Quero ver logo a continuação do questionamento.

muito pertinente a discussão, temos uma blogsfera muito ampla e nela cabe tudo desde contos eróticos até poesia concreta, bem verdade que tem muita coisa ruim, mais tudo é questão de opinião, as vezes o que eu acho ruim alguém pode achar bom,
vamos discutir esse assunto maravilhoso meu caro amigo

É a primeira vez que entro aqui e "de cara", me deparo com um tema interessantíssimo. Eu sigo alguns blogs literários,principalmente os de poesia. Já visitei muito que não são bons, sigo alguns excelentes. A democratização da literatura por meio da internet é algo muito bom, mesmo se considerarmos toda sub-literatura que vamos encontrar diante de nossos olhos. Mas a sub-literatura, pseudo-literatura, literatura de banca de revista, sempre existiu e sempre existirá, é só você olhor na lista dos livros mais vendidos quem é que a encabeça.
Meu blog, particularmente, tem o objetivo principal de tratar sobre temas relacionados à mulher e seus direitos, sobre todos os tipos de preconceitos, contudo tenho lá poesias que expressam o que estou sentindo, que não sei se podem ser consideradas literaturas, porém são a expressão de meus sentimentos.

Vou continuar seguindo a discussão.

http://alma-feminina.blogspot.com/

Realmente, quando eu "entrei" na blogosfera fui descobrindo vários blogs de poesia e blogs que postam histórias também. Alguns com poemas belíssimos, outros nem tão bons. Fiquei surpresa porque não é algo que costumo ver no dia-a-dia; será que é porque alguns tem vergonha de mostrar poesias de sua autoria? Acho isso possível, e a internet facilita muito por ser um tanto mais distante do seu convívio, você posta para estranhos e eles dizem se gostam ou não. Mas, mesmo que tenha muita coisa ruim, e isso é inevitável, vale a pena justamente pela quantidade de coisas boas que também tem nesse mundo virtual.

cara bellissimo blog
gostei que vc esta dando força
para literatura .
prbns.

Oi. Boa noite. Olha, sempre é muito polêmico esse conceito de literatura. Eu penso que o meu blog seja de literatura. No entanto, uma certa vez, publiquei um texto erótico em que eu recorro à palavras e expressões sexuais bastante fortes em uma dada comunidade e esse texto foi muito mal compreendido. O texto se chama Complexo de Puta. Quase ninguém na comunidade foi capaz de compreender muito bem o texto. A maioria queria que o texto tivesse outra proposta além de, simplesmente, falar sobre sexo. Daí xingaram o texto e até foram deselegantes e debochados alguns, o que me deixou muito triste, pois não vi ninguém capaz ali de entender que texto e personagem em nada tem a ver com os conceitos morais do leitor.

Não entendo o porquê de algumas pessoas metidas a entendidas em literatura acharem que um autor não pode falar, simplesmente, de sexo. Parece que, quando o assunto é sexo, tem-se que, obrigatoriamente, se pretender algo mais. Mário Quintana ficou conhecido como o poeta das coisas. Ele se propunha, tão-somente, a escrever sobre objetos que cercavam o espaço físico onde estava sem se pretender a trazer para o seu texto nenhuma grande reflexão sobre o tal objeto. Ele queria apenas descrever formas, estampas de um dado objeto e ninguém criticava isso. Por que, então, quando se fala de sexo tem sempre que se querer algo mais do apenas falar de sexo? Não entendo. Sempre citam Sade porque ele pretendia ir além do simples sexo em sua literatura. Mas é preciso observar antes de fazer essa comparação que, na época de sade, fazia todo sentido ele querer lançar alguma reflexão sobre sua literatura erótica. Ora, se as pessoas não tinham vencido ainda nem seus próprios tabus, como poderia sade querer falar de sexo pelo sexo apenas?

Escrever, para mim, antes de tudo, é um exercício de personalidade. Não escrevo apenas textos eróticos. Escrevo também em outros estilos. Mas quando alguém se propõe a falar de sexo em um texto de forma tão direta e recorrendo, por vezes à vocabulários grotescos, é preciso estar preparado para lidar com a hipocrisia de alguns.

As palavras grotescas que gosto de utilizar em textos eróticos fazem parte do meu estilo. Em textos desse gênero, sempre alternovocabulário refinado, culto, com um vocabulário mais grotesco e claro que tenho uma intenção com isso que só um leitor, completamente, despido de preconceitos e muito crítico é capaz de entender. A maioria fica apenas no conceito senso-comum idiota de que o texto é só putaria. Todo mundo quer ser bom escritor na blogsfera. Mas não vejo ninguém com o propósito de ser bom leitor. Gosto daquele leitor que é capaz de romper a primeira impressão do texto. Gosto do leitor cuja interpretação é tão perfeita que por vezes, trnascede a intenção do autor. Gosto quando me deparo com leitores criativos cuja capacidade interpretativa foi maior do que a minha capacidade criativa.

Como dizia a maioria das pessoas não são capazes de entender por que eu misturo em meus textos eróticos o vocabulário culto com o grotesco. Isso é muito simples. O vocabulário mais culto representa essa capa de normalidade, ética e educação que todos nós nos revestimos para nos apresentar perante a sociedade. O vocabulário mais chulo, já representa o desejo, o tesão, a perda da ética social, da educação que boa parte das pessoas costumam perder dentro de quatro paredes. Ademais que gosto de representar em meus textos as coisas tais como elas são e uma relação sexual é, exatamente, aquilo. Sabe aquele conceito que os homens adoram: quero uma dama na sociedade e uma puta na cama? Pois é! A linguagem mais culta é uma representação da dama. A grotesca da puta. Gosto de realidade e não me furto a ela só para o texto ficar mais bonitinho e não agredir a moralidade do leitor, porque eu acredito que personagem e texto nada têm a ver com senso moral do leitor. Eles não devem possuir, em momento algum, compromisso com a ética moral do leitor. Não me permito a isso. No dia em que eu me permitir a isso, estarei truncando os meus próprios personagens. Depois quem disse que literatura não pode trazer um sexo mais despudorado? Quem disse que sexo em literatura não pode passar de meras insinuações? Quem disse que um vocabulário sexual mais popular não pode fazer parte da literatura? Quem disse que a literatura teria que ser casta? Quem disse que a literatura teria que ser virgem? Eu questiono muito isso.

Talvez por eu gostar tanto de realidade, possua uma queda maior pelos escritores naturalistas e realistas da nossa literatura. Não gosto muito da literatura dos escritores românticos, altamente compromissada com a moral hipócrita da burguesia, uma literatura, altamente, vinculada com um ideal burguês de moralidade que estava longe de existir.

Por isso, que alguns dizem que determinados textos meus não podem er classificados como literatura, são ruins... Será mesmo?

Adorei o seu blog e as discussões que você aqui promove. Blog maravilhoso.

Se tiver interesse de responder a esse meu comentário, acrescentando algum ponto de vista seu no blog, o enderesso é esse aqui:http://impudicicia.blogspot.com/

Tchau e sucesso para você!

Ah! fiquei curiosa para ler aquele seu conto da Angelina. Não consegui encontrá-lo para ler...

Acho que o principal em um blog é a criatividade, mas se tem que ter respeito a literatura também, mas eu acredito que sair do 'padrão' é bom

de fato é um bom questionamento,... inclusive no inicio do ano, teve uma campanha para transformar blogs "famosos" em livros...

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More