08/07/2010

Sexo e violência, baby! (parte IV)

Sim, meus amigos: Jesus saiu na capa da Playboy. O impacto foi muito forte no sentido negativo, como era de se esperar, dado o choque moral que nos é apresentado neste ensaio fotográfico exibido na versão portuguesa da revista, em homenagem ao nosso grande José Saramago. Mais à frente comento um pouco este inusitado acontecimento, por enquanto atenhamo-nos à discussão costumeira. O post trouxe esta matéria por ser bastante recente e também por caber como luva a nossas ponderações sobre uso de sexo e violência como forma de expressão artística. É verdade que geralmente falamos da obra que usa o sexo, no caso aqui o sexo é a própria obra, que usa a figura ilustre de Jesus Cristo para causar uma forte tensão que lhe garantirá grande impacto (e propaganda também). Vejam o poder que tem o sexo, a nudez, o erotismo em relação à cena. Não há, ao meu ver, como negar que ela contribui para que nossa atenção se vire para o que foi fotografado, para a obra em si.
Só para deixar expressa minha opinião a respeito, até que me parece interessante, tanto a capa quanto o ensaio todo (vi as fotos pela internet). Porém o propósito do ensaio me parece mais pretexto, sim, pois me parece mais coisa de quem quer simplesmente chocar, sem muito produzir além desse primeiro impacto. As fotos me parecem muito belas, mas de intensidade não duradoura, passado o choque, fica claro que logo mais a imagem se dissipará. Além do mais, vale salientar que o ensaio me parece deslocado no espaço, ou seja, ficaria melhor para uma revista de artes plásticas, não numa revista onde bem sabemos que o público-alvo quer coisas bem mais picantes do que figuras envolvendo literatura e religião (confesso nunca ter lido o Evangelho Segundo Jesus Cristo de Saramago, para melhor analisar a coisa toda, vou ficar devendo). Fora isso minha fé está sempre bem separada destas coisas, não servindo de pretexto para rechaçar ou elogiar obra alguma, como deve ser. Bom, comentários abertos a vocês.

21 pitacos:

Confesso que tb nao li "O evangelho...". Mas de qualquer forma, posso te dizer uma coisa: conseguiram o objetivo deles, chocaram todo mundo. Ate eu, que nao sou religiosa, fiquei espantada...
Agora, terao que arcar com as consequencias de publicar uma foto assim: vi na tv que o impacto por la foi tao grande, que estao querendo fechar a playboy portuguesa. Eita... Sera que fecham, hein? Ver pra crer.

Li o livro mas, ao contrário do que fizeram aí, não houve falta de respeito, foi uma ficçao elaborada com adequada ironia pra denunciar a hipocrisia da religião e da sociedade. Totalmente sem escrúpulos isso aí. Vergonha alheia, aff

Pelo q sei a Playboy americana rescindiu contrato, ou seja, a Playboy portuguesa se ferrou.

Isso sempre causa polemica, lembro do caso do Toscani, fotografo das campanhas da Benetton...bom, lá ele era delicado...já no caso da playboy, não digo se seja falta de respeito, mas é só sarna para se coçar e 15 minutos de climax na mídia.

EU SOU CRISTÃO E A UNICA COISA QUE POSSO DIZER É QUE O SER HUMANO PERDEU O TEMOR O RESPEITO A DEUS..


TIAGO
capitulo 1 vr 12


bem-aventurado o varão que sofre tentação, porque,quando for provado,receberá a coroa da vida, a qual o senhor tem prometido aos que aman.

Não sabia dessa capa da "Play Boy" envolvendo a imagem de Jesus Cristo.Seu blog me serviu mesmo como uma fonte de informação inédita(a maioria,inclusive o meu,não tem exatamente esse propósito).Achei interessante você dizer que essas coisas não influenciam a sua fé,penso exatamente igual!Além do mais,já desisti de me indignar com as coisas "bizarras" que muitos fazem,dizendo ser "em nome da arte".Parabéns pelo blog,gostei bastante,espero chegar nesse nível e,quem sabe,ir além!
Bjos!

Opa, Dona Rosa! Muito grato pelo comentário!
Realmente a nossa fé não deve servir de pretexto para malhar qqr obra, sao coisas distintas. Se essa playboy para mim foi infeliz foi mesmo pq nao tinha nada a ver, isso parece mais marketing do q arte.

^^

numk li o evangelho
mas concordo

ainda não li , mas concordo com o que voce disse .

é muita injustiça com arte e literatura serem citadas numa revista q todos nós sabemos q promove fotos banais de personalidades públicas("celebridades"),geralmente sem conteúdo algum.

Mecher com essas coisa é procurar problema!

eu menos! nem sabia que existia...
Acho que se é justo ou injusto usar a literatura e cristo numa revista masculina, eu francamente não tenho poder de julgamento... ao meu ver nã fede nem chera... que decide é o publico alvo e as "vendas"....

Pois é angelica, nos parece q erraram nao so na obra, mas no publico-alvo tbm.

nao conhessia esta capa mais totalmente farafalcete

Pois vi uma intensão puramente propagandísta no ensaio, mas isso gera uma discursão até boa para você que é um mestre em análise da arte, Arte propagand? propaganda é arte ?

onde os limites do sensibilizar e do chocar porchocar merece créditosartísticos ?

Pois vi uma intensão puramente propagandísta no ensaio, mas isso gera uma discursão até boa para você que é um mestre em análise da arte, Arte propagand? propaganda é arte ?

onde os limites do sensibilizar e do chocar porchocar merece créditosartísticos ?

pois é, como curto a escola de T. Adorno, acho q arte pode ter propaganda,mas nao ser propaganda, senao serei obrigado a dar o barço a torcer para Calypso :S

que capa e essa em
bem maluca prbns.

foi tenso esse negócio de jesus na capa

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More