14/02/2010

Acho que ouvi um ganido: por que é tão difícil achar uma letra boa? (parte I)


Em ritmo de rebolation, digo, de carnaval, vamos apresentando aqui mais uma série de discussões musicais. Afinal, por que cargas d'água ficou tão difícil encontrar bandas/ artistas com letras agradáveis, bem feitas? Essa barbárie artística que vivemos foi prevista por Nostradamus, pelas profecias dos Maias? Quando nos deparamos com a situação que vivemos, não seria absurdo pensar que realmente se trata dos fim dos tempos. Não companheiros, não abordo esse assunto para culpar (apenas) o mercado, a indústia cultural comentada por Adorno (foto); de fato é inegavel a influência destes, mas e quanto a nós, nós homens que temos o verdadeiro poder de mudar o ciclo que atiramos nas fuças das gerações futuras? O que podemos fazer para não nos tornarmos apenas produto do meio e fazer jus aos poderes que temos para tansformar o mundo? Questões como essas soam como um tiro nos meus ouvidos, isso por ver o quanto nos encontramos conformados com a burrice ou ingenuidade dos letristas contemporâneos.
Hoje acredito vivermos a era da tecnocracia. Isso deveria ser uma vantagem. Hoje você pode com um baixo orçamento montar uma banda, organizar uma carreira, fazer um myspace, divulgar por blogs, facebook, etc. Hoje temos a faca e o queijo na mão. O problema é que os artistas não sabem (ou não preferem) cortar. Para detalhar mais nossa discussão, logo mais falarei da facção que não sabe o que faz.
^^

Foto ilustrativa:http://billirubina.files.wordpress.com/2008/03/adorno5.jpg

1 pitacos:

A resposta é simples: as pessoas gostam de clichés. Nada melhor que um "rebolation" para mascarar um "minhocation". Isso é inclusive motivo de sucesso em sites de auto ajuda. Sim, essa praga existe, como se não bastassem os livros!As pessoas podem se perguntar sobre a minha aversão a tais sites e livros: simples de novo: O ser humano tem o direito de sofrer e o sofrimento faz parte da vida. Esses livros e sites só lucram com o dinheiro dos tolos que ainda acreditam que a resposta pra tudo está neles.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More