12/07/2010

A importância da verossimilhança (parte III)


Já nas conversas anteriores entendemos que nem sempre a verossimilhança nos será a pedra fundamental de um texto literário, mostramos exemplos baseados em coisas que aconteceram com pouco e nenhum nexo, e dentre estes temos agora os textos fantásticos.
Primeiro saibamos que não é tarefa das mais fáceis identificar esse tipo de efeito em uma obra, pois as condções para tanto são bastante restritas, recomendando então leituras complementares (como as de Todorov) a quem quiser entender melhor este mundo, seja para se tornar um leitor melhor bem como para escrever textos desta linha. Em resumo uma obra fantástica tem uma situação de tensão criada pela presença de certos elementos que destoam da realidade, não sendo aceitados como tal nem pelo leitor nem pelas personagens da história. Geralmente histórias desta linha tem elementos de terror, sobrenaturais, da ficção científica ou meramente algo que pareça ser algo. Sim, na literatura frantástica tudo se sustenta na dúvida que não desaparece nunca. Um grande exemplo é "Casa Tomada" conto de Cortázar, já citado neste blog.
Pois bem, o que quero mostrar é que textos fantásticos muitas vezes se basearão na inverossimilhança para criação de seu impacto. Nem por isso o texto deixará de ter qualidade. Quando o autor sabe o que faz, a inverossimilhança não passará de uma ferramenta (muito útil) em suas mãos, deixando de ser vista como erro. Lembremos que erro de propósito não é erro - é intenção. Isso deveria ser levado mais a sério, especialmente pelos amantes da literatura.
Breve tem mais!

9 pitacos:

Amo o realismo fantástico. Tenho no brasileiro Murilo Rubião meu escritor predileto.
Belo texto, ótimo blog!

abç
Pobre Esponja

Textos fantásticos são ótimos. Quando o escritor tem a habilidade de fazer do erro o seu acerto o resultado é maravilhoso e impactante.

www.vanessafunnygirl.blogspot.com

O erro de propósito é a intenção. Exatamente, acho que o escritor de verdade sabe aproveitar e preencher suas falhas.

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Quando se é Jornalista, ou apenas se trascreve algo que aconteceu a verossimilhança é muito importante mais como diria Queiroga ao Poeta Manoel de Barros o artista ele precisa desconstruir como Chagal fez com sua arte,dar assas a camponessa, esse éo ganho das artes modernas, é trasformar, é disformar, fazer do fantástico o real.

seu artigo maravilhoso

A verossimilhança trabalha com probabilidades. Nunca havia parado para pensar em sua funcionalidade na literatura...

[]'s

http://musikaholic.wordpress.com/

Literatura fantástica é algo que aprecio... afinal ela nos afasta por instantes da realidade e nos garante assim nossa saúde mental.

abço

hum post interessante me fez refletir^_^

parabens vc escreve muitissimo bem

xau

Busco sempre quando vou ler, algo que faça com que eu fuja da realidade, já que a televisão a muito tempo não exerce mais essa função, encontrei na literatura fantástica exatamente isso, por alguns momentos me afasto da realidade e isso é ótimo para que não me torne um rato de laboratorio como muitos por ai!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More