26/03/2012

Como foi a 3ª edição da FLIBO


De 21 a 25 de março deste ano, na cidade de Boqueirão, no Cariri paraibano, ocorreu a III FLIBO - Feira Literária de boqueirão. Estive por lá para deixar minha fala na palestra "Lirteratura Contemporânea e as novas mídias de comunicação", bem como para lançar meu livro de contos, Balelas. Além de mim, muita gente boa também apareceu, fazendo com que o evento fosse um total sucesso. 


As palestras aconteceram duirante as tardes na Câmara Municipal da cidade, sempre contando com bom público e rendendo bons debates. Os assuntos foram dos mais variados; tivemos desde aspectos da Literatura de Cordel da atualidade (com o cordelista Manoel Monteiro) a depoimentos que misturaram teoria e emoção ao falar de como ser um bom crítico literário (com Hildeberto Barbosa Filho). Além do lançamento de Balelas, o amigo e poeta Jairo Cézar deu uma prévia do que está vindo com seu Rapunzel e outros poemas da infância e Bruno Gaudêncio chamou o público para debater o porquê do nordeste se apegar tanto ao que se conhece como regionalismo na literatura. Isso mostra que o núcleo CAIXA BAIXA continua firme e forte com presença nos grandes eventos da região. Também tivemos convidados vindos de outras bandas, como o grande poeta baiano José Inácio Vieira de Melo, que mandou bem num recital só seu ao término da feira, e a escritora Janaína Rico, de Brasília, que mostrou muita simpatia e angoriou muitos simpatizantes para o seu projeto "Ler está na moda". 
Evidentemente, o evento ainda teve muito mais, falar o nome de todos os presentes seria criar uma enorme epopéia, mas fica aqui o registro da grande festividade que foi a feira em todos os instantes, nas oficinas de arte e literatura, na poesia declamada - ou aboiada - em plena feira livre da cidade como nos shows que marcaram as noites de todos os que visitaram Boqueirão nessa ocasião. resultado? Muitos amizades formadas/ formando-se, cultura para o povo (e de graça!) e muita diversão. Desde já agradeço à Mirtes Waleska Sulpino e toda a equipe responsável pela manutenção de tão precioso evento. A literatura, tenho certeza, agradece e aguarda ansiosa os anos vindouros. É isso aí.

 Fotos: (1) Sanfona e poesia rolando em plena feira livre de Boqueirão; (2) Público lotando a Câmara durante as palestras; (3) Hideberto Barbosa Filho; (4) José Inácio Vieira de Melo autografando seu Roseiral; (5) Tarcísio Pereira (PB), eu e Carlito Lima (AL); (6) Com Janaína Rico, autografando Balelas.

1 pitacos:

Foram dias de muita cultura! Um prazer conhecer pessoas inteligentes e divertidas. Foi uma alegria!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More