04/03/2010

Anos 00: o que houve? (parte IV)


Existiu uma década de 2000? Assim, sem muito rodeio, é óbvio que ela existiu. Porém, como discutíamos, a década parece ter passada em branco no que diz respeito à música. Veremos, pelo menos tentaremos, ver que isso é apenas impressão causada pela superexposição à coisas enlatadas a que fomos submetidos. Vejamos então uma das grandes obras que os anos 00 nos deram: Kid A, do Radiohead (2000).
A década mal se abriu e esse disco já escancarou para todos as angústias do processo de criação, já sutilmente sugerido pelo espetacular Ok Computer de 1997. A banda abdicou de seus instrumentos comuns e abriu espaço para outros típicos de jazz, como clarinetes e trompetes. Também se aproximou do Krautrock quando fez com que os "barulhinhos" costurados entre as canções anteriores se expusessem ainda mais, virando uma incrível e bela viagem. É ainda hoje considerado um disco difícil, mas que parece enredar mais e mais ouvintes. A Era do Gelo está vindo, como diz Thom Yorke em "Idioteque". Nós aqui em 2010 sofrendo ainda o aquecimento. O disco parece destoar, mas em direção a algo que ainda nos é difícil compreender. Curtamos então essa obra-prima no intento de decodificar seus sons mais obscuros.
Fica então aqui um vídeozinho para animar.


1 pitacos:

Creio que não foi só Kid A que teve de bom nos anos 00 muito do undergroud e do alternativo, Strokes Kaiser Chiefes The with stripes e muitos outros

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More