29/01/2010

Pra compor é preciso preparo

Muitas vezes ouço as pessoas falarem que para se compor alguma obra basta que o sujeito use o seu dom, o que muitas vezes quer dizer que ele está jantando, fazendo cocô ou se afogando numa praia e voilá! Eis que a obra surge toda em sua mente e coisa e tal. Tudo bem, admito que o processo intuitivo, a partir das experiências cotidianas é importante, mas para mim nunca foi estranho se preparar para escrever uma letra, compor uma canção ou escrever um conto que sinta que seja aprazível. Alongo os dedos, assisto a algo que me direcione (ou não); procuro ouvir músicas que confirmem ou ironizem o que quero expressar. Taí: música, em geral, está quase sempre envolvida. nunca me incomodei de fazer coisa alguma ao som de bandas do meu agrado. Acho que por isso sempre cito bandas como influências na hora de fazer contos, cito escritores na hora de fazer música. não consigo fazer algo desentrelaçado; a cabeça ainda não aprendeu a separar estas coisas. Sendo assim, foi assim mesmo. Ponho posts desse tipo aqui por vez ou outra as pessoas próximas perguntarem como se dá meu processo de criação. Oportunamente farei mais comentários.
^^

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More