07/09/2014

Por que abandonei a poesia?


Amigos, quem visita esse lugar há um bom tempo e já me conhece deve ter percebido que a minha produção de poemas não anda mais. Cheguei, inclusive, a anunciar o fato em meu blog de poesia, explicando que os poemas ali publicados não seriam deletados, porém nada de novo mais apareceria - o que vem se mostrando como algo verdadeiro já há anos. Entretanto, é bom esclarecer: apesar da minha predileção assumida pela prosa, não tenho nada contra poesia ou poetas tanto que, vez ou outra, estou envolvido em açoes que envolvam poesia e amigos poetas, como por exemplo, nas ações do Silêncio Interrompido. O que de fato acontece é que a minha produção de poesia se encerrou. Apenas isso. 
Mas então, se não há nada contra poesia e até gosto dela e, sendo eu um artista da literatura, por que não explorar tal ramo também? Para tentar deixar mais claro, vão algumas reflexões.



"Você gosta de desenhar, né? Me desenha?"

Qualuer pessoa que trabalhe com artes plásticas já deve ter ouvido várias vezes algo do tipo. E, com certeza, já deve até ter se irritado alguma vez com tal questão. Bom, comigo acontece coisa parecida. Mesmo eu afirmando que meu amor maior na literatura é o conto, ainda chega gente dizendo ter um enredo pronto que "!daria um conto lindo em suas mãos". Pior ainda é que qualquer amante da literatura, especialmente aqui no eixo PB-PE, é tido imediatamente como poeta. E logo vem os pedidos para poemas, faz um assim, um assado... Por favor amigos, talvez até saia algo legal atentendo o pedido de alguém, mas essa probabilidade é muito pequena. Pode ser que apara alguns de meus colegas poetas isso seja legal, mas para mim é constrangedor, já que não escrevo mais poesia e ainda assim não queira chatear a pessoa que faz tal comentário. 

"Olha lá, lá vem o poeta!"

Além disso, é comum que, não sei por que motivo, as pessoas achem que, por que você gosta de literatura, seja imediatamenbte poeta. Mesmo antes de eu escrever alguns poemas convivo com isso e, quando lancei Balelas, livro de contos, tive de lidar com situações em que as pessoas achavam que eu fosse poeta. Tenho amigos que, quando acontece, são categóricos e mandam logo um poeta é tua mãe!, mas eu prefiro aquele risinho que alguém dá quando lhe oferecem algo que não tem muito a ver com você.
Bom, por essas e outras, resolvi, pr tempo indeterminado, abandonar a poesia, ou melhor, deixar de escrever poemas. A poesia, no sentido de "lirismno", continua, é impossível se desvencilhar dela. No entanto, ao se deparar com algum amante da literatura, lembre-se de que nem só de poemas vive o homem. :)

Ps: para aqueles que, aidna assim, quiserem poesia, vejam o que eu escrevia aqui.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More