11/08/2014

"Ascensão e queda"

Hello, amigos!
Como prometido, inicio agora algumas postagens mostrando um pouquinho do universo do livro que vem por aí. 


Sinopse:  Walter, Lune, Adrian e Johnny tem uma banda underground que, como num passe de mágica, ganha fama às custas da morte de um de seus membros - Johnny, o vocalista. O líder morre, mas a banda sofre então um dilema. encerra suas atividades ou aproveita os quinze minutos de fama? Eis o problema que move todo o enredo.

Como assim, um romance sobre música?

Talvez seja essa uma das reações mais comuns que tenho visto em quem fala comigo sobre o romance. Sim, Ascensão e queda tem uma temática muito pouco comum por essas bandas. Tudo bem, você pode alegar que vários romances envolvem música, porém, temos que concordar que, em sua maioria, a música está mais para pano de fundo, para composição espacial que dará espaço a outras temáticas abordadas. Isso é diferente do que acontece em "Um homem célebre", "Cantiga de Esponsais" ou "O machete", famosos contos de Machado de Assis. Aqui, é comum que aconteça uma inversão do que comentei, ou seja, a música é o centro das atenções e todos os demais elementos da história giram em torno e são desencadeados por ela. Sendo assim, o que tentei fazer em Ascensão e queda foi a música impulsionasse e fosse determinante para todos os acontecimentos.

Complicações

Outra coisa que pode chamar a atenção é a apresentação dos discursos dos personagens. O romance tem ao todo cinco narradores e, não raro, as vozes de um cruzam o discurso do outro. os cinco tem autonomia para se expressar da forma que bem entenderem, o que pode gerar confusão (tanto entre eles quanto em quem está lendo) e fará com que o leitor tenha de optar por confiar em alguns narradores e desconfiar de outros. E então, de que lado você fica? Essa questão talvez nem resposta tenha...

Próximo post dou um panorama do que vem por aí, apresentando os personagens principais da trama.
Abraços!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More